Fundação ADM participa do lançamento do Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária

Clique aqui para voltar a página

SC2_9128

AÇÕES SOCIAIS DO PACTO PELA VIDA SÃO LANÇADAS EM CONQUISTA

Agora, a cidade passa a contar com o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária, o Neojiba e com o programa Corra pro Abraço

Em visita a Vitória da Conquista, a Caravana da Justiça Social do Governo do Estado lançou o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH), o Neojiba e o Programa Corra Pro Abraço – que integram a política de prevenção social do Pacto pela Vida. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira, 30, e contou com a presença de representantes dos poderes públicos municipal e estadual, além da sociedade civil.

“São programas que servirão para complementar as experiências da proteção social que já existem aqui em Vitória da Conquista”, explicou o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis.

Para o prefeito Guilherme Menezes, o lançamento dos programas é mais uma oportunidade de discutir questões voltadas para as pessoas em situação de vulnerabilidade.“É realmente fundamental que as esferas governamentais prestem atenção ao que há de mais importante para a comunidade, que são os seres humanos. Nossa prioridade é cada ser humano, por isso a instalação desses programas é muito importante”, completou.

Atenção integral – As atividades do Corra Pro Abraço estão previstas para iniciar em agosto. Por meio dele, serão ampliadas as ações de abordagem e prevenção ao uso de drogas junto a crianças, jovens e adolescentes em contexto de rua e em situação de risco, desenvolvendo, entre outras, atividades de arte, educação, cultura e qualificação profissional.

Segundo o diretor da fundação que vai operacionalizar o programa, Adriano Franklin, “o Corra Pro Abraço vai somar com os programas e ações que vem sendo implantados na cidade nos últimos 20 anos”.

Já o NUDH será executado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O núcleo funcionará no Centro Social Urbano, com uma equipe multidisciplinar, que prestará serviços de mediação de conflitos e encaminhará os casos de violação de direitos e vulnerabilidade social à rede de proteção social e jurídica.

O representante do núcleo em Vitória da Conquista, Fábio Félix, informou que as ações buscam promover os direitos humanos das populações que moram nas zonas urbanas e rurais. “Este será mais um equipamento público no sentido de construirmos coletivamente as políticas públicas de promoção dos direitos humanos em Conquista e municípios vizinhos”, disse.

Ainda durante o lançamento dos programas, o prefeito Guilherme Menezes assinou termo de cessão de uso de um imóvel localizado no bairro Jurema para a implantação do Pronto Atendimento da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) no município.