AUTORES LANÇAM COLEÇÃO PELO SELO JOÃO UBALDO RIBEIRO – ANO I

Clique aqui para voltar a página

650x375_selo-joao-ubaldo-ribeiro-ano-i_1612928

Um ano e meio depois de lançado, o Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano I teve a coleção de obras produzidas por autores baianos lançada ao público, nesta quinta-feira, 25, em cerimônia no início da noite, no Espaço Cultural da Barroquinha.

O prêmio literário foi instituído em 2014 pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e busca incentivar a produção literária na cidade e dar oportunidade a novos escritores.

A coleção conta com oito obras, sendo sete novas e uma republicada, produzidas por autores soteropolitanos ou residentes em Salvador e que serão disponibilizadas em duas plataformas: impresso e digital.

Os livros impressos serão doados para cada biblioteca pública de Salvador e da Bahia, além de distribuição em todos os estados do Brasil, Academia de Letras da Bahia, Gabinete Português de Leitura e embaixadas dos países lusófonos.

Já a versão digital da coleção será disponibilizada por meio da FGM, no site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br. A intenção é permitir ampla divulgação das produções, bem como acesso à população, que poderá fazer consultas e leituras nesses locais. Cada obra conta com tiragem de dois mil exemplares, sendo 200 na modalidade Braille e 200 na modalidade Audiolivro.

Lançamentos

Os vencedores nas oito categorias, que agora têm os títulos lançados, são Ordep Serra, com A Devoção do Diabo (Contos); Mar Zalez, com Crônicas Hipermodernas (Crônicas); Paulo Henrique Alcântara, que escreveu Partiste (Dramaturgia); Betania Paz Lisboa, contemplada pela obra O Circo da Alegria, a Semente da Felicidade (Literatura Infantil).

A coleção de obras da edição de estreia do Selo João Ubaldo Ribeiro também contempla Renato de Oliveira, que assina Mar Interior (Poesia); a antropóloga Goli Guerreiro, autora de Alzira Está Morta: Ficção Histórica no Mundo Negro do Atlântico  (Romance); José Guilherme da Cunha, que foi selecionado com Canudos: A Luta (Republicação); e, ainda, Ian Fraser, que fecha a lista de escritores selecionados pelo edital com O Sangue é Agreste: Os Livros do Sertão (Prêmio Jovem Autor Inédito).